domingo, 15 de novembro de 2009

Programação


MESA 01: Entendendo a Crise


Palestrantes:

• Mauro Luís Iasi – Núcleo de Educação Popular 13 de Maio

Abordagem em torno da dinâmica capitalista e das crises econômicas intrínsecas a esse modo de produção, identificando as origens e a natureza da crise atual.

• Mané Melato - Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas

Detalhamento das saídas clássicas dos capitalistas à crise, os impactos desta sobre a classe trabalhadora e a situação desta classe (Luiz).

• Fábio Bueno – Economista

Contextualização da situação brasileira dentro da crise econômica mundial, buscando abordar as razões pelas quais a crise não tem se manifestado com a intensidade prevista em nosso país.



MESA 02: Os Reflexos da Crise sobre a Saúde e a Educação

Palestrantes:

• Sérgio Lessa - Filósofo e Professor do curso de Serviço Social da UFAL

Introdução ao debate sobre o papel do Estado Neoliberal e suas políticas para as áreas sociais, buscando apreender o papel desse Estado na atual crise econômica.

• Roberto Lehr – Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior / ANDES-SN

Análise dos impactos da crise econômica sobre a Educação Superior e as políticas desestruturantes hoje vigentes para a Universidade Brasileira

• Valéria Correia - Professora do curso de Serviço Social UFAL

Debate sobre os impactos da crise sobre a saúde do povo brasileiro e o setor saúde, aprofundando as conseqüências para o setor público e analisando criticamente o SUS e os processos de privatização.



MESA 03: Balanço político da redemocratização e novas formas de luta

Palestrantes:

• Vinícius Ximenes – professor de medicina de família da UFCG/Cajazeiras

Análise da história da DENEM dentro do ciclo da redemocratização do país

• Seici – Núcleo de Educação Popular 13 de maio

Balanço histórico e político da redemocratização do país e das estratégias de luta dos movimentos nessa conjuntura.

• Ricardo Gebrim – Assembléia Popular

Apontamentos para a reorganização na luta dos movimentos sociais no Brasil, direcionando para formação política e inserção das entidades no conjunto da base do movimento para potencializar ascensos no processo de luta.

PAINÉIS:



1. Pré-Sal: O que o MEM tem a ver com isso?

Abordagem em torno da questão estratégica nacional que envolve as reservas petrolíferas da camada pré-sal, a campanha “O Petróleo tem que ser nosso”, o Fundo Social Soberano destinado às áreas sociais, entre elas Saúde e Educação e o recorte sobre os modelos de desenvolvimento.

• Vinícius Ximenes – professor de medicina de família da UFCG/Cajazeiras

• Paulo Piramba

• Representante do Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro - SindiPetro RJ.



2. Modelos Privatizantes na Saúde

Abordagem sobre os modelos da Fundações Estatais de Direito Privado - FEDP, Organizações Sociais - OS, Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP.

• Virgínia Junqueira – Professora da UNIFESP

• Valéria Correia – Professora do serviço social da UFAL

• Heider Pinto - Diretor de Atenção Básica da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia



3. SINAES/ENADE

Abordagem sobre o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – ENADE, que em 2010 incluirá a área de saúde, e o seu significado dentro das proposta de contra-reforma universitária.

• Representante da Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social - ENECOS

• Representante do MEC

• Rodrigo Cariri – Associação Brasileira de Educação Médica - ABEM

• Ramon Rawache – coordenador geral da DENEM



4. Educação Médica – Diretrizes Curriculares Nacionais

Abordagem de temas como humanização, formação de acordo com as necessidades sociais, novas pedagogias sob uma análise crítica e dentro da relação com o trabalho.

• Guilherme Albuquerque – professor do departamento de saúde comunitária da UFPR

• Marcos Cassin – Grupo de História e de Pesquisa da História da Educação no Brasil - HISTEDBR

• Rogério Miranda – professor da USP


OFICINAS:
1. Mini-curso: Terceiro Setor e neoliberalismo

Professor Gabriel Vitulo – departamento de ciências sociais – UFRN

2. Oficina: Saúde do trabalhador

Professor Francisco Lacaz – professor da USP

3. Oficina: Opressões de Gênero e LGBTT

A definir pela Co-COBREM

4. Oficina: Saúde Ambiental

A definir pela Co-COBREM

5. Oficina: A luta da mulher na classe trabalhadora e a determinação social do gênero

A definir pela Co-COBREM

6. Oficina: Lei dos Estágios e Internato

Thiago Figueiredo (estudante da UFPB) e Maneco (estudante da UFRGS)

7. Oficina: Extensão Universitária

Representante da Coordenação de Extensão Universitária (CexU) + Marcos Cassin/Guilherme Albuquerque + José Neto (professor da UFPB)

8. Oficina: Educação Popular

Vinicius Ximenes (professor da UFCG – Cajazeiras) e Hugo Crasso (estudante da UFPA);