MESA 01: Entendendo a Crise
Palestrantes:
• Mauro Luís Iasi – Núcleo de Educação Popular 13 de Maio
Abordagem em torno da dinâmica capitalista e das crises econômicas intrínsecas a esse modo de produção, identificando as origens e a natureza da crise atual.
• Mané Melato - Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas
Detalhamento das saídas clássicas dos capitalistas à crise, os impactos desta sobre a classe trabalhadora e a situação desta classe (Luiz).
• Fábio Bueno – Economista
Contextualização da situação brasileira dentro da crise econômica mundial, buscando abordar as razões pelas quais a crise não tem se manifestado com a intensidade prevista em nosso país.
MESA 02: Os Reflexos da Crise sobre a Saúde e a Educação
Palestrantes:
• Sérgio Lessa - Filósofo e Professor do curso de Serviço Social da UFAL
Introdução ao debate sobre o papel do Estado Neoliberal e suas políticas para as áreas sociais, buscando apreender o papel desse Estado na atual crise econômica.
• Roberto Lehr – Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior / ANDES-SN
Análise dos impactos da crise econômica sobre a Educação Superior e as políticas desestruturantes hoje vigentes para a Universidade Brasileira
• Valéria Correia - Professora do curso de Serviço Social UFAL
Debate sobre os impactos da crise sobre a saúde do povo brasileiro e o setor saúde, aprofundando as conseqüências para o setor público e analisando criticamente o SUS e os processos de privatização.
MESA 03: Balanço político da redemocratização e novas formas de luta
Palestrantes:
• Vinícius Ximenes – professor de medicina de família da UFCG/Cajazeiras
Análise da história da DENEM dentro do ciclo da redemocratização do país
• Seici – Núcleo de Educação Popular 13 de maio
Balanço histórico e político da redemocratização do país e das estratégias de luta dos movimentos nessa conjuntura.
• Ricardo Gebrim – Assembléia Popular
Apontamentos para a reorganização na luta dos movimentos sociais no Brasil, direcionando para formação política e inserção das entidades no conjunto da base do movimento para potencializar ascensos no processo de luta.
PAINÉIS:
1. Pré-Sal: O que o MEM tem a ver com isso?
Abordagem em torno da questão estratégica nacional que envolve as reservas petrolíferas da camada pré-sal, a campanha “O Petróleo tem que ser nosso”, o Fundo Social Soberano destinado às áreas sociais, entre elas Saúde e Educação e o recorte sobre os modelos de desenvolvimento.
• Vinícius Ximenes – professor de medicina de família da UFCG/Cajazeiras
• Paulo Piramba
• Representante do Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro - SindiPetro RJ.
2. Modelos Privatizantes na Saúde
Abordagem sobre os modelos da Fundações Estatais de Direito Privado - FEDP, Organizações Sociais - OS, Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP.
• Virgínia Junqueira – Professora da UNIFESP
• Valéria Correia – Professora do serviço social da UFAL
• Heider Pinto - Diretor de Atenção Básica da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
3. SINAES/ENADE
Abordagem sobre o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – ENADE, que em 2010 incluirá a área de saúde, e o seu significado dentro das proposta de contra-reforma universitária.
• Representante da Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social - ENECOS
• Representante do MEC
• Rodrigo Cariri – Associação Brasileira de Educação Médica - ABEM
• Ramon Rawache – coordenador geral da DENEM
4. Educação Médica – Diretrizes Curriculares Nacionais
Abordagem de temas como humanização, formação de acordo com as necessidades sociais, novas pedagogias sob uma análise crítica e dentro da relação com o trabalho.
• Guilherme Albuquerque – professor do departamento de saúde comunitária da UFPR
• Marcos Cassin – Grupo de História e de Pesquisa da História da Educação no Brasil - HISTEDBR
• Rogério Miranda – professor da USP
OFICINAS:
1. Mini-curso: Terceiro Setor e neoliberalismo
Professor Gabriel Vitulo – departamento de ciências sociais – UFRN
2. Oficina: Saúde do trabalhador
Professor Francisco Lacaz – professor da USP
3. Oficina: Opressões de Gênero e LGBTT
A definir pela Co-COBREM
4. Oficina: Saúde Ambiental
A definir pela Co-COBREM
5. Oficina: A luta da mulher na classe trabalhadora e a determinação social do gênero
A definir pela Co-COBREM
6. Oficina: Lei dos Estágios e Internato
Thiago Figueiredo (estudante da UFPB) e Maneco (estudante da UFRGS)
7. Oficina: Extensão Universitária
Representante da Coordenação de Extensão Universitária (CexU) + Marcos Cassin/Guilherme Albuquerque + José Neto (professor da UFPB)
8. Oficina: Educação Popular
Vinicius Ximenes (professor da UFCG – Cajazeiras) e Hugo Crasso (estudante da UFPA);